Esta página é resultado do trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento em educação para a diversidade e cidadania da UNESP - Bauru. Tem como finalidade a apresentação das atividades referentes aos temas estudados no decorrer do curso, e compartilhar novos conhecimentos.







A educação deve ajudar-nos a descobrir a nós mesmos. Só então poderemos, verdadeiramente, nos colocar no lugar dos outros e compreender suas reações.

Dellors

sábado, 12 de março de 2011

TRABALHANDO COM MASSINHA DE MODELAR

As meninas que brincam de massinha de modelar, uma é DI grave, tem 19 anos, não diferencia letras de números, não dá função à escrita. Reconhece algumas cores, não identifica formas. Tem discurso incoerente. Sua idade mental é de uma criança de 3 a 4 anos.
A segunda menina é cega e apresenta certo grau de DI.
A mocinha que faz atividade de raciocínio lógico com palitos de fósforos, não tem diagnóstico médico pois a família que é ausente, não procura acompanhamento para a filha. A aluna tem muita dificuldade de leitura e escrita, lê apenas palavras com sílabas simples, efetua mecanicamente adição e subtração simples. Na atividade da foto ela quase chorou quando não conseguiu encontrar a solução. Não tem habilidades em levantar hipóteses e encontrar estratégias para resolução de conflitos. Não demonstra ter DI, ela não tem diagnóstico, mas tem características de Dislexia, como ainda sou crua no assunto, não posso dizer ao certo se é isso mesmo. A psicopedagoga e eu estamos estudando juntas este caso, apesar de que ela mudou de escola e não virá mais para os atendimentos.

2 comentários: