O trabalho com crianças especiais e feito com a professora Eliana Jeronimo,na escola Profª Alayde Domingos Cotuto Macedo,no caso do marcelo é uma criança com deficiencia visual, a bola de guizo o ajuda na percepção,tato,noção de distancia,o trabalho é realizado não no intuito de incluir mas no proposito de inclusão.
Esta página é resultado do trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento em educação para a diversidade e cidadania da UNESP - Bauru. Tem como finalidade a apresentação das atividades referentes aos temas estudados no decorrer do curso, e compartilhar novos conhecimentos.
A educação deve ajudar-nos a descobrir a nós mesmos. Só então poderemos, verdadeiramente, nos colocar no lugar dos outros e compreender suas reações.Dellors
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Aluno com deficiencia visual,trabalhando coordenação motor com bola de guizo
ResponderExcluirO aluno que acompanha a bola com guizo, tem 5 anos ficou cego aos 2 anos depois de uma cirurgia de glaucoma. Tem síndrome de Cockaine, o glaucoma é um dos sintomas da síndrome, assim como nanismo, ele tem 75 cm, parou com a mesma medida que tinha com 1 ano de idade. Outras características da síndrome é a hipersensibilidade ao calor do sol e envelhecimento precoce. Não tem comprometimento intelectual, tem desenvolvimento compatível com a idade. É aluno da 2ª fase do EI. O trabalho com ele foi apenas de estímulos tátil, sonoro e gustativo. O trabalho mais intenso está sendo feito com a professora dele, no sentido de ajudá-la na adaptação de materiais, construção de jogos e conscientização da turma, que já o aceita como parte da turma. No caso desse aluno pode-se dizer que está realmente incluído em sala de aula, pois participa de todas as atividades da turma.
ResponderExcluirFico feliz com seu relato. Quando se tem vontade e competência para atender alunos com necessidades especiais, podemos visivelmente sentir a felicidade na expressão do aluno.
ResponderExcluirParabéns pelo registro e a todos os envolvidos nesse processo. Abraços!
Lizzy